top of page

Em meio ao caos, momentos de paz

São cinco da tarde e eu estou sentada no sofá enquanto as crianças correm pela casa numa velocidade que eu nem consigo entender como. Escrevo, e entre uma palavra escrita e outra eu preciso dizer outras tantas: "Cuidado! Por aí não! Olha a cabeça!"


Eu sou mãe. Mãe de quatro filhos, três encarnados aqui na Terra e um anjo no céu. Mas parte disso é papo para outro dia. Bom, eu sou mãe, e cinco da tarde é meu horário limite de energia física, mental e emocional.


Minha nossa senhora, como já pensei tanto hoje e teoricamente, foi um dia sem muitos afazeres. Mas as mulheres sabem que o que nos exaure se passa mais no mental que no físico: a famigerada carga mental. Mesmo enquanto escrevo aqui, estou pensando em paralelo no jantar, na louça na pia, nas atividades escolares da mais velha - pausa pra investigar o motivo de um choro que vem lá do quarto. Ok, era só uma disputa por brinquedos rsrs.


Agora são cinco e vinte e já estou pensando no por do sol. Mas o que o por do sol tem a ver com isso tudo? Dentre outros momentos do dia, ele é meu ponto de reequilíbrio.


Explico melhor. Eu descobri que me conectar com coisas muito simples durante o dia me ajudam a olhar para o meu centro, meu coração. É o sol que bate no meu rosto enquanto eu lavo a louça e eu peço pra me fortalecer e encher de vida, um ventinho que bate no meu rosto enquanto tento trabalhar com meus cristais, mas as crianças não param de me chamar, e aí eu respiro fundo e peço pro ar limpar a confusão em mim. O por do sol me maravilhando com seus tons pintados no céu e relembrando por uns minutinhos da beleza de tudo. Percebe como são coisas pequenas e muito simples, à disposição todos os dias, fonte de recarga que pode nos elevar e ajudar a seguir ou finalizar o dia.


Existem muitas alternativas para que possamos nos alinhar energeticamente no dia a dia. Eu mesma trabalho com algumas, e posso recomendar várias dicas. Mas hoje quero te convidar a experimentar sustentar a presença e a atenção nesses 2, 3 ou 5 minutinhos em diversos momentos do seu dia a dia.


Encontre pequenos momentos de prazer que irão aliviar e dissolver a nuvem na sua mente e sinta o quanto você mesma é a chave para se sentir melhor.

Eu sei que para muitas e muitas mulheres no nosso país, parar e respirar durante o dia é luxo. Sobreviver é que é o essencial. E, principalmente por isso, faço o convite a encontrar na sua rotina, mini momentos de paz e serenidade, que seja simplesmente fechar os olhos e deixar o sol ou o vento bater no seu rosto durante dois minutinhos algumas vezes no dia. Quem sabe dá pra respirar fundo por um minuto antes de partir para a próxima tarefa? Você reza/ora/louva? Experimenta pedir por você mesma, tenho certeza que já pede pelos seus com muita fé e dedicação. Parece bobo né? Mas ajuda tanto!


Aqui te sugiro uma prática simples e rápida de respiração:


Quando sentir vontade durante o dia pare, feche os olhos, sente seu corpo como ele estiver naquele momento e respira normalmente contando até dez.


Depois respira profundo e afirma mentalmente que o ar que entra renova as energias em cada célula do seu corpo e te preenche de vida. Solta o ar lentamente afirmando que você solta toda tensão e preocupações junto com o ar que sai limpando cada célula do seu corpo. Repita essa respiração profunda e lenta ao menos mais 2 vezes, ou o quanto você puder e quiser. Abra os olhos e diga "eu me amo, eu agradeço" e bora recomeçar.


Bom, agora deixa eu curtir o por do sol e me reencontrar no azul que acalma e estabiliza e me ancorar no laranja que impulsiona e permite ação. Nós merecemos paz, lembra disso! Jéssica Souza Terapeuta Holística

コメント


(48) 99829-9366

  • Instagram - White Circle
  • facebook
bottom of page