top of page

Setembro amarelo, escolha viver

Atualizado: 24 de fev.

Durante todo o mês de setembro, acontece a campanha nacional de prevenção ao suicídio, o chamado Setembro Amarelo, iniciada em 2015, mesmo ano e mês que na minha vida se estabeleceu um marco. Sofri a enorme perda de uma pessoa que decidiu tirar a vida.


As religiões sempre trataram o suicídio como o pior dos atos que um ser humano pode comete o que faz com que o tema carregue com ele um certo tabu e o que não é dito sobre esse assunto?


O mundo espiritual é sábio e por trás do ato de tirar a vida pode existir muito mais questões do que nossa simples e pequena consciência imagina!

Suicídio e espiritualidade

A questão é como que tudo acaba assim? Para onde vão os planos, sonhos? E todas as pessoas que ficam para trás quando alguém decide não mais estar aqui?

A realidade é que em um determinado ponto tudo acaba, o ciclo se encerra. A vida para quem desiste dela acaba ali, e o desejo naquele momento é exatamente este. No entanto, para os que rodeiam aquela pessoa a vida precisa seguir... Tomar consciência desta realidade é duro, sofrido, como lidar com qualquer outra perda.



Então eu me pergunto: Por que o tabu? As piores consequências vêm das coisas não ditas! Só pode ser curado aquilo que estamos dispostos a olhar, a falar e a sentir.

Jamais vou esquecer a forma como meu corpo e cérebro simplesmente adormeceram quando tudo aconteceu. A dor foi tão grande que a única consciência que consegui manter foi a que era preciso continuar respirando. O dia seguinte virá e é preciso abrir os olhos dia após dia.


Eu sei que é difícil e que inúmeras vezes a tristeza invade o peito em uma dor indescritível. Perdemos o raciocínio e a vontade é de sucumbir em um buraco negro, mas é importante lembrar que é este tipo de sentimento que leva alguém a um ato tão extremo. Por isso, devemos falar e não esquecer NUNCA que existe formas de sair do buraco, por mais fundo que ele seja.



Muitas pessoas estão no mundo para quebrar os padrões e mostrar que a vida pode ser diferente, devemos buscar exemplos que nos inspirem e ajuda quando necessário. E para isto, precisamos estar abertos para falar do que for preciso e encerrar os tabus que durante milênios sempre foram impostos a nós!

Setembro amarelo, escolha viver
Setembro amarelo, escolha viver

Eu sobrevivi ao suicídio, à dor, ao sofrimento e estou aqui neste mês para dizer a você que não importa o que aconteça na sua vida, o quanto ruim seja, você tem escolha! Escolha sobreviver, escolha viver, dê uma chance para vida, quem sabe ela não possa te surpreender!



Caroline Fontanella Terapeuta holística

Comments


(48) 99829-9366

  • Instagram - White Circle
  • facebook
bottom of page